fbpx

Gerdau SA terá controle total da Gerdau Summit

A Gerdau S.A. emitiu um comunicado ao mercado nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, que passará a ter 100% do capital social, ou seja, controle total, da Gerdau Summit Aços Fundidos e Forjados S.A.

A Gerdau fez um acordo para compra das ações restantes dos grupos japoneses Sumitomo Corporation (39,53%) e The Japan Steel Works Ltd. (1,74%). O preço de aquisição será de aproximadamente US$ 32,6 milhões, a ser pago à vista, com recursos próprios, até a data de fechamento da transação, que está previsto para ocorrer no início de 2025, após aprovação dos órgãos reguladores.

A Gerdau de Pindamonhangaba já possuía um setor de cilindros. Em janeiro de 2016, ela firmou um acordo com esses grupos japoneses para a criação de uma joint-venture, a Gerdau Summit, e passou a produzir também peças e componentes para o ramo de energia eólica, como o eixo principal e rolamentos da pá e da torre. O investimento foi de R$ 280 milhões e a produção começou no início de 2017, hoje então com cerca de 8 anos dessa atividade.

Hoje a Gerdau Summit possui capacidade instalada de 40 mil toneladas de aços fundidos e forjados, para a produção de cilindros e eixos nos setores de aço, de energia, e também de alumínio e sucroalcooleiro.

Segundo o próprio comunicado, a transação está alinhada à “estratégia da Gerdau de gerar maior sinergia entre seus negócios e oferecer produtos e serviços de maior valor agregado aos seus clientes”.

Durante esta quinta-feira, dentro da fábrica, trabalhadores ficaram apreensivos, questionando se essa mudança traria algum impacto para os empregos.

Logo no início da manhã, o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba já esteve em contato com a direção da empresa, como explica o presidente André Oliveira:

“Já tivemos essa resposta da empresa, não há nenhuma previsão de demissões. Os trabalhadores da Gerdau Summit podem ficar tranquilos. É uma questão estratégica mesmo. O objetivo da empresa é ter mais autonomia nas suas operações em setores de inovação e até para ampliar a oferta de produtos. Todos os investimentos da Gerdau para Pindamonhangaba estão mantidos”, disse.