Trabalhadores aprovam jornada de 39 horas semanais na Qtech, em Pinda

Uma luta histórica do movimento sindical está se tornando realidade em uma fábrica de Pindamonhangaba. Os trabalhadores da Qtech aprovaram em assembleia no dia 2 de maio uma jornada de 39 horas semanais. Eles farão uma jornada de 2×2, com dois dias de trabalho e dois dias de folga.

A Qtech é uma fábrica nova, a primeira de Pinda do ramo de fundição, tem cerca de 50 trabalhadores e está instalada em Moreira César, perto da Gerdau.

A redução da jornada de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário é uma luta histórica do movimento sindical. Essa jornada da Qtech será ainda melhor, de 39 horas, sem redução de salário.

Além do tempo de trabalho ser menor que a jornada de 6×2, os trabalhadores terão também mais dias de folga que coincidem com o fim de semana. Antes, uma folga de sábado e domingo no 6×2 demorava 45 dias para acontecer. Com a nova jornada, todo mês vai ter uma folga de sábado e domingo, outra folga que pega um sábado e outra que pega um domingo.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, André Oliveira, nesse primeiro mês ela está sendo implantada de forma experimental, mas a jornada está sendo bem aceita pelos trabalhadores.

“Essa é a grande reivindicação dos sindicatos, a redução da jornada para o trabalhador ter mais tempo com a família. Foi aprovado por unanimidade na assembleia. Vai ser praticamente 15 dias trabalhando e 15 dias de folga. O sindicato continua à disposição dos trabalhadores para ajudar nessa fase de transição, mas pelo que já sentimos é sim uma grande conquista da categoria”, disse.

O dirigente sindical Marcio Fernandes também tem acompanhado de perto as negociações e mantem contato frequente com os trabalhadores.