Trabalhadores da Novelis fazem paralisação pela Campanha Salarial

Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, fizeram uma paralisação nessa quinta-feira, dia 13, pela Campanha Salarial.

O protesto durou uma hora e teve adesão total dos trabalhadores, inclusive dos terceirizados. O ato também se repetiu com adesão total nos turnos da tarde e da noite. Nos três turnos também foram realizadas assembleias em que os trabalhadores reafirmaram a disposição de luta.
A pauta de reivindicações da categoria contém a valorização das Convenções Coletivas; reposição da Inflação; aumento real; redução da jornada de trabalho e a redução da taxa de juros.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, André Oliveira, além desses itens, a negociação na Novelis também tem uma pauta específica, que é a implantação do vale alimentação.

“Na Gerdau e na Confab já conseguimos este avanço, implantar o vale alimentação, agora estamos intensificando na Novelis. A Campanha Salarial está tomando força, as três maiores fábricas de Pinda já tiveram paralisação. É essa unidade dos trabalhadores que proporciona o avanço das negociações”, disse o presidente André Oliveira.

No protesto, o Sindicato voltou a criticar a falta de efetivo na Novelis e o excesso de pressão por produção, também abordou o critério para promoções e questões de segurança.
A Campanha Salarial é feita em conjunto com a Federação estadual dos Metalúrgicos, a FEM-CUT/SP. A Novelis atua no ramo do alumínio, com foco no mercado de latas. Ela integra a bancada patronal do Sindicel e emprega 1.500 trabalhadores em Pindamonhangaba.

O ato teve apoio dos Metalúrgicos de Taubaté, Condutores Vale do Paraíba, CUT Vale do Paraíba, Sintricom – Construção Civil de Taubaté e de São José dos Campos.

Essa foi a primeira paralisação com o novo Comitê Sindical da Novelis, eleito recentemente.