Jornada 2×2, de 39 horas semanais, é aprovada na QTECH em Pinda

Os trabalhadores da fábrica QTECH, em Pindamonhangaba, aprovaram em assembleia nesta quarta-feira, dia 19 de junho, a implantação da jornada 2×2, de 39 horas semanais. Após um período de teste, agora foi feita a confirmação da jornada e o acordo terá duração de dois anos.

O presidente do Sindmetalpinda, André Oliveira, ressalta que a proposta foi aprovada por unanimidade na assembleia.

“Em um mês os trabalhadores já sentiram a diferença, com mais tempo para ficar com a família. É um importante acordo para toda a categoria. Parabéns aos trabalhadores pela unidade e para todos os envolvidos nessa negociação”, disse.

A redução da jornada de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário é uma luta história do movimento sindical. Essa jornada será ainda menor, de 39 horas, e também terá mais dias de folga que coincidem com o fim de semana.

O dirigente sindical Marcio Fernandes também participou das negociações, é membro da FEM-CUT/SP e ressalta que a redução da jornada é uma das pautas da Campanha Salarial.

“A redução da jornada está sendo cobrada de forma ampla, com todas as bancadas patronais. Esse acordo, além de ser bom para esses trabalhadores, também ajuda na discussão dessa pauta com os patrões”, disse.

A Qtech é uma fábrica nova, a primeira de Pinda que é do ramo de fundição, está instalada em Moreira César, perto da Gerdau.

A TVT – TV dos Trabalhadores fez uma reportagem sobre o acordo e uma entrevista ao vivo com o presidente André Oliveira, no “Seu Jornal”.