Trabalhadores da GV do Brasil conquistam aumento real e PLR

Os trabalhadores da fábrica GV do Brasil, em Pindamonhangaba, aprovaram nesta terça-feira, dia 1° de outubro, a proposta da Campanha Salarial negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a direção da empresa.

A proposta tem o reajuste de 5%, com 1,24% de aumento real de salário, mais um pagamento de R$ 5 mil de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) já nesta quinta-feira, dia 3, quando será injetado cerca de R$ 2,5 milhões na economia.

Duas paralisações já haviam ocorrido pela Campanha Salarial e um comunicado de greve já havia sido protocolado.

Segundo o presidente do Sindicato, André Oliveira, ano passado foi paga PLR e abono salarial. Este ano, depois dos protestos, foi possível chegar no aumento real, também incorporar o abono salarial na PLR e ainda ter um reajuste no valor dela.

“O valor de PLR teve um aumento de 51%. Esse pagamento incorporado na PLR é muito melhor porque ele gera parâmetro, ele garante as próximas negociações de PLR. Foi um grande avanço. Parabéns ao dirigente Paceli Alves, que faz um trabalho duro, esteve firme aqui respeitando a decisão da maioria em assembleia e a todos os trabalhadores pela conquista”, disse.

A assembleia de hoje também contou com adesão total dos trabalhadores terceirizados da obra de expansão da GV. Mesmo sendo de outra categoria, o Sindicato sempre reivindica junto à direção da GV várias demandas desses trabalhadores, principalmente com relação às condições de trabalho e assédio moral.

A GV do Brasil integra o grupo siderúrgico Simec, tem foco no ramo da construção civil e emprega cerca de 500 funcionários em Pinda.