Trabalhadores conquistam fim da jornada 6×1 na Latasa

Os trabalhadores da fábrica Latasa, em Pindamonhangaba, aprovaram nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, a proposta de Campanha Salarial negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a direção da empresa.

A proposta tem o reajuste de 4,95%, com 1,2% de aumento real de salário, e o fim da jornada 6×1. Os funcionários hoje nesta escala, em que se trabalha seis dias e folga apenas um, irão migrar para a jornada 6×2. Para isso, a empresa fará a contratação de mais 10 trabalhadores até dezembro.

De acordo com o presidente do Sindicato, André Oliveira, a medida beneficia todos os funcionários, os que hoje estão nessa jornada e também os demais que poderiam ser transferidos para ela. Com o acordo, a jornada 6×1 estará proibida na empresa.

O presidente do Sindicato, André Oliveira

“Podem se sentir orgulhosos de participar deste momento, do fim desta jornada abusiva, que faz funcionários trabalharem até a exaustão. Nós, unidos, estamos conseguindo acabar com um horário que vem sendo colocado há mais de 30 anos pelos patrões. Parabéns ao dirigente Fabiano e principalmente a cada trabalhador por esta conquista. Vocês são referência de união e mobilização”, disse.

Em agosto, os trabalhadores também conquistaram um reajuste de 8% na PLR, e na primeira parcela já estava incluso um abono de R$ 550. Cada trabalhador recebeu R$ 5 mil antes do Dia dos Pais.

Várias melhorias de segurança, reivindicadas pelo Sindicato nas negociações e protestos, também estão em andamento.

A empresa fez a troca dos filtros para diminuir a poeira na Planta 2, que era motivo de muitas reclamações. A implantação de NR-12, de proteções nas máquinas e nos locais de passagem, está sendo realizada.

Um novo almoxarifado e ambulatório médico estão sendo construídos. O escritório de PCP também irá sair do local em que está para as máquinas terem mais espaço para circular, ele irá para um novo escritório que está sendo construído. E a empresa também comprou novas empilhadeiras.

A fábrica Latasa atua no ramo do alumínio e tem cerca de 360 funcionários.

O dirigente sindical na Latasa, Fabiano Ciliro