Sindicato realiza ato pela Consciência Negra
O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT, em parceria com a CUT São Paulo e a associação Afro Livre, realizou no sábado, dia 30 de novembro, um ato público na praça Monsenhor Marcondes pelo encerramento do mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, no dia 20.
Segundo o diretor do Departamento de Promoção de Igualdade Racial do sindicato, José Carlos dos Santos, houve pagode ao vivo, discursos sobre o movimento negro além da distribuição de informativos e cartilhas do Estatuto da Igualdade Racial.
“A gente sobe um degrau, mais ainda há barreiras. O preconceito hoje está maquiado. A luta continua, não pode parar”, disse José Carlos.
De acordo com o secretário de Comunicação do sindicato, Benedito Irineu, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) apresentou um estudo em novembro apontando que negros recebem salários 36,1% menores do que os demais, mesmo sendo maioria (48,2%) da classe trabalhadora.
Na sexta-feira, dia 29, os dirigentes sindicais participaram do evento “Tire seu Racismo do caminho que eu quero passar com a minha cor”, na Prefeitura de Pindamonhangaba, e no dia 23 do movimento CUT Cidadã Consciência Negra em Mauá, na região do Grande ABC.