Metalúrgicos de Pinda apoiam mobilização contra prisão de Natanael
Cerca de 150 pessoas participaram do protesto contra a criminalização do movimento sindical, realizado pela CUT Vale do Paraíba e sindicatos da região na manhã dessa quarta-feira, dia 16, em São José dos Campos. O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba esteve presente.
Após a concentração em frente do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba (STTRAVP), no Jardim São Dimas, trabalhadores, lideranças do movimento sindical e representantes do governo municipal caminharam até a praça Afonso Pena, no centro da cidade.
O ato público foi uma reação à prisão de Natanael da Silva, diretor do Sindicato dos Condutores, detido em 7 de julho durante ‘operação tartaruga’ como parte da campanha salarial dos trabalhadores em transporte urbano. A Polícia Militar alega que o dirigente teria “arremessado uma pedra contra o transporte coletivo”.
Silva foi indiciado em vários crimes, sem direito à fiança, e foi levado do 1º Distrito Policial diretamente para o Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos, o cadeião do Putim. A libertação, em 10 de julho, ocorreu com intervenção dos advogados do sindicato.
Segundo dirigentes do STTRAVP e de outros sindicatos da região, a prisão, além de caluniosa, infundada e realizada sem provas, esconde, na verdade, a tentativa de represália dos empresários do setor de transporte contrário à mobilização dos condutores.
Fonte: Com informações da CUT São Paulo