Sindicato convoca mulheres a serem multiplicadoras da campanha Outubro Rosa
Nessa quinta-feira, dia 30, o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT realizou pelo segundo ano um evento em apoio à campanha Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama.
Apesar da campanha ser realizada em várias partes do país, os dados sobre o câncer de mama e do colo do útero ainda são preocupantes, segundo a sindicalista Maria Auxiliadora, diretora do Departamento da Mulher.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostra que 57 mil novos casos da doença foram registrados no Brasil este ano e as taxas de mortalidade por continuam elevadas. A cada ano cerca de 10 mil mulheres morrem no Brasil em decorrência da doença.
“Aqui mesmo no nosso encontro várias pessoas relataram que tem algum caso na família ou conhecem alguém que tem a doença. Quando o diagnóstico é precoce, a chance de cura chega a 95%. O que queremos é que haja cada vez mais multiplicadores, pessoas que na sua família, com as amigas, no trabalho, cobrem que as mulheres façam os exames, pois ainda hoje há resistência”, disse.
As participantes receberam orientações sobre como fazer ao autoexame e detalhes da doença pela técnica de enfermagem Daniela Freitas de Oliveira, e uma palestra motivacional da psicóloga Maria Augusta Alves. Brindes e cortes de cabelo do salão Itamar Cabeleireiros Unisex também foram sorteados.