Conselho debate direitos das pessoas com deficiência, na Câmara Municipal
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência vai promover a 2ª Conferência nesta quarta-feira, dia 16, na Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba. Os trabalhos serão realizados das 8h às 17h e não é necessário se inscrever.
Segundo a presidente, Andrea Salles, a reivindicação do Conselho é para que a pessoa com deficiência seja incluída em todos os seguimentos.
“O objetivo maior é implantar em Pinda um plano municipal de acessibilidade e inclusão, para fazer com que esses problemas corriqueiros de calçada, sinalização, sejam resolvidos de maneira mais rápida”, disse.
Andrea também explicou que o evento envolve principalmente profissionais ligados à saúde e assistência social, mas é aberto à toda a população.
“O conselho é um órgão de discussão e também de fiscalização do poder público e precisa do envolvimento de todos para conseguir avançar”, ressaltou.
O tema da conferência será “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”, e contará com três eixos para discussão, que são: eixo I – gênero, raça e etnia, diversidade sexual e geracional; eixo II – órgãos gestores e instância de participação social; eixo III – interação entre os poderes e os entes federados.
O Conselho conta com o apoio de vários parceiros na realização da conferência, entre eles, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio de várias secretarias e departamentos.
O advogado trabalhista do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT, Marcos Gonçalves, é membro da Comissão pelos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB e também convida a população para participar.