FEM-CUT/SP e CNM/CUT visitam Pinda para reunião de avaliação da Campanha Salarial
O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba recebeu nessa quinta-feira, dia 31 de outubro, dirigentes da FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos) e da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), para uma reunião de avaliação da Campanha Salarial 2024. Essa reunião deve ocorrer também em outros sindicatos filiados, e o primeiro foi em Pinda.
“Mais uma atividade que valoriza e demonstra o respeito pela luta da categoria de Pinda. Demos uma grande resposta para os patrões nesta campanha, com avanços e grandes conquistas para os trabalhadores”, disse o presidente do Sindmetalpinda, André Oliveira.
O lançamento da Campanha Salarial também foi em Pinda, como lembrou o presidente da FEM-CUT/SP, Erick Silva, que explicou a importância do aumento real.
“1.2% de aumento real é mais de um terço da inflação. Ele já garante que o trabalhador não vai ter perda salarial nos próximos meses. Só aconteceu por conta também da participação fundamental dos trabalhadores de Pindamonhangaba”, disse.
Esta campanha também conquistou o reajuste nos pisos salariais da categoria, como explicou Max Pinho, secretário geral da FEM-CUT/SP.
“O reajuste salarial foi de 4.95%, mas nos pisos a gente conseguiu uma valorização até maior. A gente fez uma equalização considerando o piso de 2023 e aplicamos 4.95%. Dependendo do setor o reajuste chegou a 11%”, disse.
O Secretário de Administração e Finanças da CNM/CUT, Tiago Almeida do Nascimento, citou que mais de 80% das campanhas salariais metalúrgicas do país tiveram aumento real de salário, um resultado do atual momento econômico do Brasil e da mobilização dos trabalhadores.
Tiago também explicou a importância da conquista do fim da jornada 6×1 para o movimento sindical.
“Pinda é exemplo, um modelo a ser seguido em nosso país. Três empresas acabaram, de uma vez por todas, com um turno 6×1. Isto é qualidade de vida. A confederação luta em todas as instâncias por uma jornada digna, uma jornada justa. Essa é uma pauta extremamente importante”, disse.