Metalúrgicos de Pinda aprovam pauta da Campanha Salarial 2013

Os metalúrgicos de Pindamonhangaba aprovaram em assembleia na tarde dessa sexta-feira, dia 21, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2013. A entrega da pauta aos grupos patronais será no dia 4 de julho.
Neste ano, além das cláusulas econômicas, também entram em negociação as cláusulas sociais. As principais reivindicações são: reposição integral da inflação e aumento real; valorização nos pisos salariais; redução da jornada de trabalho, sem redução de salário, a ampliação e unificação de direitos em Convenção Coletiva de Trabalho.

“Este é o momento mais importante para a categoria, a Campanha Salarial. Essa é a hora do trabalhador mostrar para os patrões que aqui tem metalúrgico mobilizado e que sabe muito bem o valor do seu trabalho”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Renato Marcondes, o “Mamão”.
A data-base é 1º de setembro e cerca 206 mil metalúrgicos estarão em Campanha junto à Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP).
De acordo com o presidente da Federação, Valmir Marques da Silva (Biro Biro), as propostas de direitos novos vieram das Plenárias Regionais da FEM, ocorridas em Pindamonhangaba, Matão, Salto e ABC, e possuem características do “chão de fábrica”, como por exemplo: a garantia de emprego ao empregado em situação pré-cirúrgica; a garantia ao empregado com dependente deficiente; atestado de acompanhante, valendo como atestado médico para os responsáveis de crianças até 12 anos em consulta médica e internação hospitalar; e garantia ao empregado com doenças graves (exemplos câncer, AIDS entre outras).
Sorteio

Na assembleia geral extraordinária também foi sorteada uma moto zero quilômetro para sócios do sindicato. O grande premiado foi o sócio Almir Rogério Rodrigues de Oliveira, que trabalha na área da FEP na Gerdau.
O sorteio foi feito por sócios do sindicato de fábrica diferentes que compareceram à assembleia. Cada um deles sorteou uma bola que formou o número premiado na relação de todos os sócios da entidade.

Veja também:
Almir é o ganhador do sorteio da moto