Metalúrgicos de Pinda aprovam pauta da Campanha Salarial 2024

A pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2024 foi aprovada pela categoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba nessa terça-feira, dia 30 de abril.

Assembleias também estão ocorrendo em todos os sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP). Pinda tem dois dirigentes membros da Federação, Odirley Prado e Marcio Fernandes.

A Campanha Salarial deste ano traz como tema “Unidade e Luta: Vamos conquistar a nossa parte!”.

Os eixos da campanha são:

• Valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs)
  • Reposição integral da inflação
  • Aumento real nos salários
  • Redução da jornada sem redução de salário
  • Redução da taxa de juros, a Selic

O presidente do Sindmetalpinda, André Oliveira, afirmou que os atos das portas de fábricas serão intensificados.

“Quem está aqui sabe a dificuldade. Cada acordo, cada conquista de reajuste, cada negociação de emprego, dos direitos da nossa Convenção, tudo é alcançado com muita luta. Nada vem de graça. Logo teremos atos nas portas de fábrica e contamos mais uma vez com essa forte adesão dos trabalhadores”, disse André.

Para o presidente da FEM-CUT/SP, Erick Silva, as assembleias marcam uma importante etapa da Campanha Salarial.

“A aprovação dos trabalhadores da base é fundamental para dar força para a Federação buscar os avanços nas mesas de negociações com as bancadas patronais. Os metalúrgicos, dentro das fábricas, conhecem melhor que ninguém a realidade do dia a dia de trabalho e confiam a nós o desafio de buscar as melhorias tão necessárias”, disse Erick.

Data-base 2024

Em cinco meses, a categoria acumula perdas de 2,47% nos salários com a inflação. Os dados são do Dieese e foram calculados com base no Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), divulgado no início do mês. A data-base dos metalúrgicos da FEM-CUT/SP é em 1º de setembro.