Prefeitura divulga contratações na Gerdau, mas empresa não confirma

A Prefeitura de Pindamonhangaba divulgou nesta quarta-feira, dia 8 de maio, que a fábrica Gerdau irá fazer uma grande expansão. O comunicado aponta que a unidade teria sido selecionada em um programa global de expansão para um investimento de R$ 450 milhões, que irá proporcionar a criação de cerca de 700 novos postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

Segundo o comunicado, R$ 354 milhões seriam direcionados para o setor de reciclagem, para implantar tecnologias avançadas para a separação de materiais e redução do impacto ambiental das operações.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba tem conhecimento de um novo setor de reciclagem na Gerdau que vai receber um equipamento conhecido como “Shredder”. Quando ocorreu o evento de inauguração do novo Lingotamento Contínuo, o LC 2, em junho do ano passado, já havia previsão dessa nova fábrica de reciclagem de sucata, que depois se confirmou para Pinda.

Contudo, esse novo setor de reciclagem já está em obras. Segundo o presidente do Sindmetalpinda, André Oliveira, a administração da Gerdau não confirma o número de contratações, aponta que o volume é bem menor, e essas vagas devem ser abertas apenas no ano que vem.

“Muitas pessoas já nos procuraram pedindo pra levar currículo. A gente vê com preocupação a forma como as pessoas podem receber essa notícia, pois ainda estamos discutindo a manutenção dos empregos. A produção tem sim dado sinais de melhora, mas é importante a gente pontuar aqui que se trata de uma obra já em andamento e que não vai gerar esse volume todo de contratações, até para não se causar uma confusão entre os funcionários. A discussão hoje é de remanejamento de pessoal entre os setores para adequar a mão de obra, e inclusive essas novas vagas previstas podem atender a isso, para manter os atuais empregos”, disse.