Protesto na Minotauro destrava pauta de negociação e conquista avanços
Os trabalhadores da Minotauro, terceira que atua com cerca de 40 funcionários na Gerdau, aprovaram no dia 29 de maio um comunicado de greve.
Há cerca de dois meses o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT tentava negociar melhorias para a categoria, porém, sem avanço. Logo que o comunicado de greve foi protocolado, a direção da Minotauro chamou para nova negociação.
Com o protesto, os trabalhadores conquistaram uma cesta básica mensal, o pagamento do restante do abono salarial de 2013, e o compromisso da empresa em corrigir salários defasados.
Segundo o secretário-geral do sindicato, Herivelto Moraes – “Vela”, na negociação do ano passado a empresa já havia colocado como condição para o pagamento do abono a renovação do contrato com a Gerdau, o que ainda não ocorreu. Mesmo assim o restante do abono foi garantido com o protesto.
“Não foi possível fazer a implantação da PLR de imediato como gostaríamos, mas conseguimos avanços importantes para os trabalhadores e as negociações continuam, agora com uma atenção maior da direção da empresa para as reivindicações da categoria. Parabéns aos companheiros pela mobilização”, disse Vela.
A assembleia também contou com a participação dos dirigentes Márcio Pimentel – “Perneta”, José Antonio – “Lagoinha”, Marcio Fernandes – “Marcinho”, e Marcos Prudente – “Trefil”.