Sindicato orienta como cobrar atendimento correto do convênio médico
Em vista do grande número de reclamações que recebe sobre o atendimento dos planos de saúde, o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT selecionou algumas regras que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estipula para o atendimento prestado pelos convênios e como você pode reclamar caso encontre irregularidade.
Prazos máximos para atendimento
Quando não houver vaga
Quando você não encontrar o especialista necessário ou mesmo o exame no tempo que precisa, o convênio deve lhe dar uma dessas duas soluções:
1) indicar um médico/serviço de um município vizinho que faça parte do convênio;
2) garantir o atendimento com outro médico que não faça parte do convênio (nesse caso, pela regra da ANS, o pagamento tem que ser direto entre o convênio e o médico – o paciente não tem que pagar primeiro e depois ser ressarcido. E nos casos de urgência e emergência não precisa nem de autorização prévia.)
Obs. Quando não houver médico/serviço disponível nem nos municípios vizinhos, o convênio tem que garantir inclusive o seu transporte para outra cidade.
Como reclamar
1) Se você não foi atendido como deveria, ligue no convênio para cobrar uma solução. Lembre-se sempre de anotar o protocolo desse atendimento.
2) Informe o caso à ANS, pelo telefone 0800-701-9656 ou acesse a Central de Atendimento no site
www.ans.gov.br. Aqui está o link direto.
3) Mediação de conflito: Todas as reclamações são tratadas pela mediação de conflitos com alto percentual de resolução. Em caso de negativa de atendimento ou descumprimento dos prazos máximos, a operadora do plano de saúde pode ser multada e até obrigada a parar de vender temporariamente o plano.
Veja aqui os links desse material no site da ANS:
Prazos de espera para usar o Plano de Saúde e prazos máximos de atendimento