Sindicato promove palestra pela campanha Setembro Amarelo

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, em parceria com o projeto Acolhe, irá realizar duas palestras pela campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

A palestra “Escutar para salvar: A importância do apoio emocional”, será realizada nos dias 24 e 26 de setembro, às 19h, na sede do sindicato, que fica localizada Rua Sete de Setembro, 232, centro. O evento é gratuito e aberto ao público.

A palestrante será a psicóloga Rosilene Silva, pós-graduada em neuropsicologia. Para ela, a campanha é importante pois muitas pessoas podem sofrem em silêncio e dar atenção pode sim salvar uma vida.

“Tem alguns sinais. Tem pessoas que querem ficar sozinhas, que param de conversar, reclamam que os problemas não têm solução, que não tem mais aquela vontade de viver, algumas começam a dar fim nas próprias coisas. Escutar alguém, com empatia, sem julgamento, é o melhor apoio que uma pessoa abalada emocionalmente pode ter”, disse.

O projeto Acolhe – Mães em luto tem dois anos. A fundadora, Fernanda Costa, perdeu um filho de apenas 21 anos para o suicídio e criou o projeto para acolher outras mães enlutadas e pessoas em processo de luto.

O projeto cresceu e hoje oferece atendimento psicológico tanto individual quanto em grupo, terapias, massagem relaxante, reflexologia e workshop de mandalas. Tudo gratuito. O projeto não recebe ajuda financeira de nenhuma instituição, é todo mantido por voluntários e campanhas de arrecadação.

“O projeto Acolhe vem de uma longa caminhada de acolhimento, amor fraternal e dedicação para com o próximo, para que todos que necessitam sejam acolhidos”, disse Fernanda.

Para o atual vice-presidente do sindicato, Márcio Fernandes, a campanha vem de encontro com uma demanda crescente que a entidade vem recebendo.

“Cada vez mais vemos pessoas com depressão, saturadas de tanto estresse, seja do excesso de pressão no trabalho, seja de problemas familiares, e essas informações da palestra são coisas que todos precisam saber. É um evento para a população”, disse Marcinho.

Palestra gratuita “Escutar para salvar: A importância do apoio emocional”

Dias 24 e 26 de setembro, às 19h

Local: Sede Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda