Sindicato reverte demissão de trabalhador para disputar Cipa na Confab
Agora sim! Juninho é candidato na eleição que está ocorrendo um mês depois porque foi bloqueada na Justiça a pedido do sindicato
Nessa segunda-feira, dia 1º de março, começa a eleição de Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na Tenaris Confab Tubos. A votação termina na terça-feira.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba conseguiu reverter a demissão de um trabalhador para que ele pudesse disputar essa eleição.
Essa votação está ocorrendo um mês depois do previsto porque foi bloqueada pela Justiça a pedido do Sindicato.
No primeiro dia de abertura das inscrições, Moacir da Fonseca Pinto Junior, o “Juninho”, inspetor de qualidade, tentou se inscrever como candidato, dentro do horário estipulado, mas não conseguiu.
Segundo ele, a fábrica alegou que a inscrição só poderia ser feita pelo técnico de segurança, que não estava lá naquele momento.
Assim que Juninho chegou no seu setor foi demitido, e logo em seguida o técnico de segurança apareceu no local para fazer as inscrições.
Segundo o dirigente sindical Célio da Silva – Celinho, o sindicato cobrou da empresa que revertesse a decisão, mas a fábrica insistiu na questão.
O sindicato então acionou a Justiça do Trabalho e conseguiu anular o processo. Juninho retornou para a fábrica no dia 25 de fevereiro e está inscrito como candidato na eleição da Cipa.
A legislação trabalhista garante estabilidade de emprego aos membros da Cipa, para que possam cobrar melhorias da fábrica. Essa mesma estabilidade se estende aos candidatos no processo eleitoral.
Na quarta-feira, dia 3, será a eleição de Cipa na Confab Equipamentos. Lá o processo está correndo bem.