Trabalhadores da Appiani aprovam proposta da campanha salarial
Situação ainda complicada na antiga Martifer, mas categoria terá aumento real de salário
Os trabalhadores da Appiani Steel (antiga Martifer) aprovaram nessa segunda-feira, dia 18, a proposta da Campanha Salarial.
Três dias antes, na sexta-feira, eles haviam aprovado a entrega de um comunicado de greve por uma nova proposta. Outra paralisação já havia ocorrido em outubro.
Os trabalhadores receberão uma bonificação de R$ 200 no dia 5 de janeiro. A categoria terá aumento real de salário, ao total será aplicado 3%, mas o prazo será mais longo em função da situação financeira da empresa, que ainda está em recuperação judicial.
No dia 20 de fevereiro, a empresa irá aplicar 3% de aumento e começará a pagar o reajuste da inflação, de 1,73%, referente ao retroativo à data-base – 1º de setembro. O plano de pagamento do retroativo terminará em maio. A empresa se comprometeu em pagar uma nova bonificação em junho, ainda a ser negociada.
Segundo o dirigente sindical Vicente Caetano – Serrinha, a nova proposta foi aprovada por grande maioria. “A produção tem melhorado, mas o que pesou na negociação foi a demanda de pedidos para o futuro, que é boa. Os trabalhadores entendem a situação da empresa, mas também não vão deixar de pressionar para receberem o que é direito deles. Vamos continuar cobrando para que a empresa cumpra o que promete e regularize tudo o que falta, inclusive as rescisões trabalhistas dos demitidos”, disse.
A Appiani emprega cerca de 200 trabalhadores na fabricação de estruturas metálicas.