Trabalhadores da Confab Moreira César fazem paralisação pela Campanha Salarial

Os trabalhadores da fábrica Tenaris Confab – unidade Moreira César, em Pindamonhangaba, fizeram paralisação de uma hora nesta quarta-feira, dia 3 de julho, pela Campanha Salarial. O ato integra uma mobilização unificada de sindicatos em todo o Estado de SP no setor de Máquinas e Equipamentos.

A Campanha Salarial ocorre de forma conjunta pela Federação dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) com os sindicatos filiados e envolve 212 mil trabalhadores.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda, André Oliveira, a bancada patronal do Grupo 2, do segmento de Máquinas e Equipamentos, foi o último grupo a receber a pauta, que reivindica o reajuste da inflação, aumento real de salário, redução de jornada, entre outros.

“É o patronal mais intransigente. Foi fundamental essa paralisação ter adesão total dos trabalhadores, inclusive essa é a segunda paralisação na Confab. Aqui em Pinda o setor está forte e nós vamos cobrar uma boa proposta. Os protestos vão aumentar”, disse André.

Segundo levantamento do Sindicato com base nos dados do Caged, o segmento de Máquinas e Equipamentos apresentou um crescimento de 32% no volume de emprego na cidade. Apenas este ano foram gerados 506 novos postos de trabalho.

Grande parte dos empregos no setor estão na Tenaris Confab, que hoje tem 1.700 funcionários nas duas unidades. Outra paralisação, na unidade Cidade Nova, ocorreu no dia 6 de junho.