Trabalhadores da Cosmetal elegem nova Cipa
O mais votado foi Vanderlei, reintegrado pela Justiça em ação do sindicato, que denuncia um grave problema nas pontes rolantes
Nessa terça-feira, dia 12, ocorreu na Cosmetal, empresa de Pindamonhangaba que pertence ao grupo Pires do Rio, a apuração da eleição da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). O mais votado, Vanderlei Donizete de Oliveira, denuncia um problema grave na segurança das pontes rolantes.
Os 82 votos válidos elegeram seis novos representantes da segurança no local de trabalho. Vanderlei teve 21 votos, ele tem oito anos de empresa, todos como mecânico de manutenção, e esse será seu terceiro mandato na Cipa.
Vanderlei havia sido demitido mesmo tendo estabilidade da Cipa. Voltou para a empresa pela Justiça em 2017 em uma ação de reintegração movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Antes dele, outro membro da Cipa também havia sido demitido e reintegrado pelo sindicato.
“Eles simplesmente não respeitaram (a minha estabilidade), demitiram assim mesmo. A empresa não valoriza nem segurança, nem cipeiro, nada. Pra ela não tem valor nenhum. A situação aqui é complicada. Eu agradeço aos votos de quem me apoiou, muito obrigado mesmo”, disse Vanderlei.
GRAVE E URGENTE
Ao ser questionado para destacar uma necessidade da segurança ele citou as pontes rolantes.
“O mais grave, e que é urgente, é a questão das pontes rolantes. Não tem o cabo guia para os pontoneiros colocarem os talabartes (cinto de segurança para evitar queda). Isso não é caro e eu estou cobrando desde o meu primeiro mandato na Cipa”, denunciou.
A votação foi fiscalizada pelos dirigentes sindicais Célio da Silva – Celinho e Vicente Caetano – Serrinha, que desejam a todos os eleitos uma boa gestão. Veja abaixo a relação completa dos eleitos:
Titulares
Vanderlei Donizete de Oliveira – Vanderlei mecânico – 21 votos
Kleiton Ferreira Gonçalves – 12 votos
Bruno Francisco Gomes Carvalho – Bruninho – 11 votos
Edney Genesio Aparecido Santos – Carioca – 9 votos
Suplentes
Luis Felipe da Silva Rodrigues – Pinho – 8 votos
Leandro Rodrigues de Jesus – Leandro L1 – 7 votos