fbpx

Trabalhadores da Novelis fazem paralisação pela folga de fim de ano

Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba/SP, fizeram uma paralisação nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro, para reivindicar a folga no fim de ano.

A fábrica tem funções que são essenciais, ligadas ao forno, que não podem parar, mas, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, muitas áreas poderiam sim ter a folga e algumas nem terão produção.

A entidade afirma que desde o começo do ano tem cobrado isso da empresa, também pautou essa reivindicação na Campanha Salarial, mas somente nesta quinta-feira, dia 19, a empresa aceitou fazer uma reunião para dar uma resposta e negativa. Não vai ter folga.

Muitas alternativas poderiam ser construídas, mas todas as propostas do Sindicato foram rejeitadas. Houve o pedido para uma turma folgar no Natal e outra no Ano Novo e também para que pelo menos em algumas áreas pudessem folgar, mas tudo foi recusado.

Para o presidente do Sindicato, André Oliveira, não há esforço da empresa sobre isso.

“Quem toma essa decisão vai estar em casa com a família. Chegamos a pedir pra parar às 23:00 no dia 31 e já voltar na tarde do dia 1º e nem isso aceitaram. Por mais que tenha algum atraso de produção, não é um dia que vai recuperar. E isso também é uma questão de segurança. Não é seguro ter produção em um dia assim, e pior ainda em uma fábrica com o histórico de acidentes, inclusive fatais, como a Novelis tem”, disse.

O dirigente sindical na Novelis, Christian – Gardenal, também está escalado para trabalhar durante a ceia de Natal.

“Ainda temos uma última esperança, da direção da Novelis pôr a mão na consciência e organizar um mínimo de folga. Mas se não mudar, podem ter certeza, eu também estarei na fábrica cumprindo minha função, assim como outros dirigentes e os demais trabalhadores, e vamos continuar nessa briga até conseguir mudar isso”, disse.