Você Sabia: Agora é a vez da Licença-Maternidade de 180 dias
Você Sabia que as trabalhadoras metalúrgicas na base da FEM-CUT/SP conquistaram há seis anos em alguns setores a Licença-Maternidade de 180 dias na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da FEM?
Nesta Campanha Salarial, a FEM incluiu o tema nas pautas de reivindicações e lutará para avançar ainda mais em todos os grupos, inclusive para as mães adotantes.
A CCT foi um meio utilizado pelos trabalhadores para fazer com que os patrões aderissem à Lei 11.770, conhecida como “Empresa Cidadã”, sancionada em 9 de setembro de 2008, pelo então presidente Lula, que prorrogou por mais 60 dias a Licença-Maternidade, importante conquista para as mães trabalhadoras.
Vantagens
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno mantido até aos seis meses de idade, contribui para a formação do sistema imunológico da criança e tem um efeito protetor a longo prazo contra a obesidade, algumas formas de alergia, linfoma, diabetes, doenças cardiovasculares e do aparelho digestivo.
Como notamos, essa cláusula tem um valor humano extraordinário. O bebê amamentado pelo período de seis meses de vida será no futuro uma criança saudável e na vida adulta uma pessoa dócil e inteligente.
Fonte: Viviane Barbosa, editora do portal FEM-CUT/SP, com a colaboração do assessor jurídico Raimundo Oliveira